De um vídeo esquecido no YouTube, nasceu a Galinha Pintadinha – o maior fenômeno da internet brasileira.
Em 2006, Juliano Prado e Marcos Luporini postaram no YouTube um videoclipe infantil chamado “Galinha Pintadinha”. O clipe fazia parte de um projeto de resgate do cancioneiro popular brasileiro em novos arranjos e videoclipes, com o objetivo de apresentá-los às novas gerações que já nasciam digitais.
Publicar o vídeo em uma plataforma online foi a solução encontrada para apresentar o material em uma reunião de produtores de um canal de televisão na qual eles não poderiam estar presentes. O conteúdo não foi adquirido, mas seus autores esqueceram de remover o vídeo da plataforma ao final das negociações. Seis meses depois, a surpresa: o vídeo havia virado um hit e já ultrapassava a marca de 500 mil visualizações, um número extremamente expressivo para a época.
Lembre-se: a internet ainda não fazia parte da nossa vida como hoje, e os smartphones não eram tão inteligentes assim. Mas tamanho sucesso indicava que a personagem estreava em boa companhia, com inovação e DNA digital, juntamente com o início do YouTube, uma nova plataforma de vídeos que mudaria a forma como o mundo consumiria conteúdo audiovisual.
O que aconteceu a partir desse marco foi uma trajetória de sucesso que tornou a Galinha Pintadinha a Rainha do YouTube, um grande clássico infantil e a primeira personagem na vida dos pequenos. Os números e parcerias refletem a grande audiência do público e o perfil multitelas da personagem.
No YouTube, a Galinha Pintadinha já soma mais de 50 bilhões de visualizações, 61 milhões de inscritos e 20 milhões de views diários, considerando todos os seus canais. Além disso, foi o primeiro canal brasileiro a atingir 1 bilhão de visualizações.
Seu conteúdo foi internacionalizado e pode ser encontrado em 10 idiomas, incluindo espanhol, italiano, inglês, alemão, japonês, mandarim, francês, farsi, árabe e hindi.
Ao longo da história, foram vendidos mais de 3,5 milhões de cópias de DVDs, garantindo um disco de Safira e quatro discos de Diamante. Por anos, os DVDs da personagem foram os mais vendidos do Brasil, ultrapassando grandes nomes da música.
Entre contratos e parcerias, já foram desenvolvidos centenas de produtos licenciados, desde brinquedos e livros até fraldas e produtos de cuidados pessoais. A fralda da Galinha Pintadinha, por exemplo, está entre as marcas mais vendidas do segmento, liderando o mercado em diversos estados brasileiros.
Esse êxito rendeu à marca, em 2015, o título de 89ª maior marca mundial em faturamento de produtos licenciados, quebrando o paradigma de que apenas conteúdo nacional exibido na televisão teria chances no mercado.
Atualmente, a marca inova com licenciamento em quartos temáticos de resorts e experiências em parques de diversão.
A personagem também está presente na televisão aberta pela TV Brasil e, na TV paga, pelo canal Cartoonito na América Latina, com a série Galinha Pintadinha Mini, que traz historinhas, atividades educativas e conteúdos inéditos. Além disso, é exibida na MBC para o Norte da África e Oriente Médio.
Nos serviços de streaming e em mais de 20 canais digitais, a Popó está em plataformas como Netflix, Amazon Prime, Max e Globoplay. Na Netflix, quebrou outro recorde ao ser o conteúdo brasileiro mais assistido, figurando entre o TOP 100 global.
A personagem também está acessível por tablets e smartphones por meio de seus aplicativos, que figuram entre os líderes de downloads no Brasil e na América Latina. Na Alexa, a skill da Galinha Pintadinha é campeã de acessos, oferecendo jogos, brincadeiras e atividades interativas para toda a família.
Ao vivo, é possível encontrar a personagem em eventos em diversos shoppings no Brasil e no show musical itinerante “Top 10 da Galinha Pintadinha”, que circula por diferentes estados e cidades.
Em 2018, a marca alcançou mais recordes. A artista infantil ultrapassou a cantora Rihanna no número de vídeos com mais de 100 milhões de visualizações no YouTube e tornou-se a artista infantil mais ouvida no Spotify.
Nas redes sociais, o perfil da Galinha no TikTok acumula mais de 2 milhões de seguidores e 20 milhões de curtidas, bombando com trends e interações.
A marca também tem realizado collabs com artistas renomados, como Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Sidney Magal.
Agora, o próximo grande passo já está em produção: Galinha Pintadinha: O Filme, o primeiro longa-metragem em 3D da personagem. Com uma história inédita de aventura, o filme será exibido nos cinemas e promete encantar crianças e famílias ao redor do mundo.
Esse é o fenômeno Galinha Pintadinha: uma criação da internet brasileira que se tornou uma das marcas infantis mais queridas e fortes do mundo. Desde sua estreia, une gerações ao colocar vovós, netinhos, tios, sobrinhos e amiguinhos para dançar, aprender e se divertir juntos, sempre sob o olhar carinhoso das famílias.